(Foto: Divulgação GGIM)
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – responsável pelo serviço operacional de câmeras de monitoramento do município – colaborou com as investigações do roubo aos caixas eletrônicos repassando as imagens com a movimentação dos indivíduos nas imediações da agência e também após a fuga.
O sistema reconhecimento facial das câmeras foi fundamental também na identificação de dois, dos cinco suspeitos de cometer o crime. “Nos vídeos capturados pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura podemos observar a movimentação dos indivíduos antes de entrar na agência e também na fuga pela rodovia”, comentou o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Hanleryo Arantes.
Hanleryo ainda complementa, “nosso sistema foi crucial na identificação de dois indivíduos, que já foram presos e também na apreensão dos veículos e parte do valor subtraído no roubo a agência”.
O sistema de reconhecimento de placas de veículos, operacionalizado em tempo real pelos operadores de câmeras, na Central de Inteligência Tecnológica (CIT), identificou a movimentação nas imediações da agência bancária. Por meio de buscas, imagens de veículos suspostamente usados no crime foram identificados em uma operação conjunta das forças estadual e municipal.
Atualmente 650 câmeras monitoram o movimento das ruas de vários pontos da cidade e colaboram com o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de prevenir e esclarecer crimes de diversos tipos, como furtos em escolas e tráfico de drogas em parques de lazer.
Suspeitos presos e dinheiro recuperado
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Miliar (PM), durante as operações de busca, cinco suspeitos foram presos em vários pontos do estado de Goiás e no entorno do Distrito Federal. Um suspeito está foragido.
Ainda segundo a PM, todos os indivíduos possuem antecedentes criminais por crime de Associação Criminosa e roubo a agências bancárias. Com os suspeitos, a polícia também apreendeu os veículos utilizados no roubo e documentos falsos, além de recuperar parte do valor subtraído da agencia bancária.