(Foto: Divulgação)
A Arena da Amazônia, em Manaus, será palco de um evento teste para mais de 2 mil pessoas, na noite desta sexta-feira (24). O show seria para 3 mil pessoas, mas 200 tiveram acesso negado porque não tomaram a vacina contra Covid.
O Governo do Amazonas informou que realizou, na quarta e quinta-feira (22 e 23), as testagens para detecção de Covid-19 no público. Foram realizadas 2.785 testagens, sendo 2.445 em pessoas do público e 340 no pessoal de apoio técnico. Do total, foram identificados dois casos positivos de Covid-19 do público.
MAPA: veja os números de casos e mortes na sua cidade
Vacina contra Covid-19 em Manaus: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
O teste é uma das exigências para o acesso ao evento, que também inclui como condicionante o status de vacinação. Quem comprou o ingresso, mas não compareceu para a testagem na Arena, deve apresentar um teste de antígeno com resultado negativo na entrada do evento.
A entrada sem o resultado negativo, mesmo com o ingresso comprado, não será permitida. Após o evento, todos os participantes serão monitorados pelo período de 14 dias.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, explica que as pessoas positivas eram assintomáticas. Elas deverão manter o isolamento domiciliar por dez dias e, caso haja mudança no quadro, procurar o serviço de saúde.
Já as pessoas não vacinadas foram orientadas a procurar os postos de vacina para regularizar a situação. Tatyana salienta ainda que uma equipe de aproximadamente 100 profissionais da saúde deverá atuar no evento na Arena da Amazônia nesta sexta-feira.
O evento será realizado a partir das 21h, no Pódium Sul da Arena da Amazônia, com show do cantor Tierry.
Medidas sanitárias
O presidente da Associação de Entretenimento do Amazonas, Gerson Sampaio, explicou que o pódium da Arena da Amazônia foi dividido em setores diferentes, para que o monitoramento dos participantes seja feito durante a realização do show.
No total, 325 plataformas estão sendo montadas para receber o público no evento teste. Em cada uma das plataformas, até 9 pessoas do mesmo núcleo familiar ou de convívio poderão ficar juntas.
“As plataformas tem dois metros de distância entre elas. Os setores não tem comunicação entre si, para que fique mais fácil o acompanhamento pós evento, para identificar onde estava aquela pessoa, caso venha a ter alguma notificação da doença, para que possamos ir direto ao ponto”, informou Gerson.