(Foto: Divulgação)
Um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no interior do Acre. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de terras ocorreu na cidade de Tarauacá, no sábado (2).
O tremor foi sentido por volta das 7:52 (horário do Acre). O epicentro foi registrado a 589,4 quilômetros de profundidade e a 165 km da cidade de Tarauacá. Alguns moradores disseram que não sentiram nada.
O geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Marcos Ferreira, explicou o fenômeno.
“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru devido à subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados.”
Além de terremoto no Acre, tremores de terra já foram sentidos na região Norte do Brasil
O terremoto registrado no Acre não foi o primeiro na região. Em abril e maio, tremores de terra foram sentidos no Norte do Brasil.
Em abril, um terremoto de magnitude 4,7 atingiu cidades na divisa do Amazonas e Roraima. No mês seguinte, um terremoto de grau 4,3 na Escala Richter foi registrado no município de Breves, no Pará.