(Foto: G1)
Levantamento realizado pela empresa PayPal, que oferece serviços de pagamentos online, divulgado no último dia 18, revela que cerca de 80% da população brasileira entrevistados gostam da hipótese de não precisar mais utilizar dinheiro em espécie.
A preferência é maior no Brasil do que em outros países analisados, como China, Estados Unidos (EUA) e Alemanha. Aqui também existe uma maior intenção de adesão à futura moeda digital oficial do Banco Central (BC), perdendo apenas para os chineses nessa questão.
Segundo a empresa, os maiores índices de aceitação das ferramentas digitais estão entre os nascidos entre 1981 e 1996, conhecidos como geração “milennial”, mas a maior parte dos entrevistados em geral pontuaram a gratuidade e a facilidade no uso em qualquer lugar como as principais vantagens.
Quando questionados sobre o uso de dinheiro vivo, 57% afirmaram que reduziram a utilização do meio de pagamento desde o começo da pandemia, fato impulsionado pelo distanciamento social e incentivo aos pagamentos virtuais.
Em entrevista à CNN Business, Leonardo Sertã, Head de Desenvolvimento de Mercados do PayPal para a América Latina, comenta que o contexto brasileiro explica o entusiasmo local por pagamentos e moedas digitais. “Estamos acompanhando o grande entusiasmo com o PIX, que pode ter influenciado positivamente a percepção acerca da digitalização, deixado a população mais aberta e interessada por uma criptomoeda de um Banco Central”, diz ele.