(Foto: Vitoria TV)
A feira será permanente, com montagem todas as quintas-feiras na Praça Céu das Artes Vera Cruz; os visitantes contarão com stands de esculturas, telas plásticas, roupas, bijuterias, artesanatos, comidas típicas, além de diversas apresentações culturais
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Cultura, Articulação Política e Habitação, inaugura nesta quinta-feira, 11, às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (Céu das Artes Vera Cruz), a Feira da Igualdade e do Artesanato (FIARTE). A Fiarte é um meio de economia criativa para fortalecer o turismo regional, pois será uma vitrine da regionalidade aparecidense que evidencia sua arte e tradições.
A feira será realizada todas as quintas-feiras, das 17h às 21h30, no Céu das Artes Vera Cruz, que fica na Avenida V-5 com Avenida V-1, no setor Cidade Vera Cruz II. Voltada para o artesão aparecidense em geral, mas, principalmente, para o empreendedor afro de Aparecida, a FIARTE tem como objetivo o resgate da cultura das comunidades tradicionais, bem como o desenvolvimento e fortalecimento dos artesãos.
Ao todo, 60 expositores que foram selecionados mediante identificação étnica e reconhecimento cultural, irão expor seus produtos que destacam fatores históricos e artísticos das comunidades tradicionais, como Matrizes Africanas, Haitianas, Ciganas, Ribeirinhas, Baianas de Acarajé, Quilombolas, dentre outras.
Os visitantes poderão percorrer os estandes com esculturas, telas plásticas, roupas, bijuterias, artesanatos, comidas típicas e diversos produtos artísticos. Durante as feiras haverá sempre um palco cultural montado onde serão realizadas palestras, oficinas, apresentações artísticas como capoeira, dança, poesias, teatro, shows musicais e outras atrações culturais.
“O público alvo da Feira são pessoas que desejam conhecer outras culturas, encontrar produtos que não estão em centros comerciais, mais personalizados e artesanais. Desejamos fidelizar este público da comunidade local e visitantes para que os artesãos e demais participantes conquistem clientes, fortalecendo e ampliando esta ação para benefício cultural e econômico dos expositores e do munícipio”, destacou o secretário de Cultura de Aparecida de Goiânia, Avelino Marinho.