(Foto: Vitoria TV)
O governo estadual abriu 22 mil vagas para o programa CNH Social. As inscrições começam no dia 10 de janeiro, pelo site do Detran. Podem se cadastrar pessoas de baixa renda. As vagas serão dividas em duas etapas ao longo do ano.Inicialmente, serão oferecidas 11.010 vagas nesta primeira etapa. O restante das vagas deve ser disponibilizado em abril.As pessoas de baixa renda poderão tirar a primeira habilitação, fazer inclusão ou mudança de categoria de maneira gratuita com o programa. Para se cadastrar, a pessoa deve ter a partir de 18 anos, ser inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e em programas sociais há pelo menos seis meses. É necessário saber ler e escrever.
Os selecionados não precisarão pagar as taxas cobradas para tirar a carteira. Os candidatos terão direito ao curso teórico, aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos se forem necessário.
Os candidatos não podem ter sido multados nos últimos 12 meses com infrações graves ou gravíssimas e nem serem reincidentes em infrações médias. Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa: estudantil, rural ou urbana.
Modalidade estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública estadual. Para esta modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Modalidade urbana ou rural: destinado a moradores da área urbana e rural, respectivamente, com inscrição ativa no CadÚnico.
Veja o cronograma da CNH Social
10/01 – Abertura das inscrições
14/02 – Encerramento das inscrições
18/02 – Divulgação da lista dos classificados