(Foto: Foto: Divulgação/PC GO)
Policiais filmaram animais engaiolados e também acharam 26 que estavam mortos. Segundo a Polícia Civil, investigado alegou criar pássaros por ‘hobby’.
Por Jamyle Amoury, G1 GOUm homem de 56 anos foi multado em R$ 61 mil após ser flagrado com 96 pássaros da espécie canário-da-terra mantidos em um cativeiro ilegal dentro da própria casa, em Catalão, no sudeste do estado. Imagens mostram os pássaros engaiolados (veja o vídeo acima). Outras 26 aves foram achadas mortas dentro de sacos plásticos.
Por não ter a identidade divulgada, o G1 não localizou a defesa do suspeito. Segundo a Polícia Civil, ele alegou ser criador de aves por "hobby".
Uma denúncia anônima levou os policiais, na tarde de segunda-feira (10), até a casa do suspeito, no Setor Santo Antônio. Ao chegarem, os agentes localizaram os pássaros em cinco gaiolas de metal e de madeira.
"Havia poucos cuidados com os animais que ficavam confinados em um cômodo", disse o delegado responsável pelo caso, Fernando Souza Maciel.
Os policiais acionaram uma equipe da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Catalão (Semmac), que constatou que vários pássaros vivos também estavam machucados e com alto nível de estresse. Os animais foram recolhidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para receberem cuidados e serem devolvidos à natureza.
O homem disse aos policiais que há um ano havia adquirido cinco casais de canários-da-terra, que se reproduziram, e que pretendia soltá-los num parque da cidade. Ele foi encaminhado para a delegacia, mas não chegou a ser preso.
O suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelos crimes de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem permissão, licença ou autorização e por praticar ato de maus-tratos e ferir animais silvestres. Caso condenado, a pena varia entre seis meses a um ano de prisão, segundo o delegado.