(Foto: Por Danielle Oliveira, G1 GO)
Carlos Eduardo Silva Cancio, de 42 anos, viu o animal após ouvir os cachorros latindo. Ele contou que pegou a serpente, da espécie 'cobra-do-milho', pois a esposa teria medo se a visse.O frentista Carlos Eduardo Silva Cancio, de 42 anos, encontrou uma cobra exótica no quintal de casa, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. O morador disse que viu o animal após ouvir os cachorros latindo e o capturou, sem ferimentos. Após pegar a serpente, da espécie "cobra-do-milho", e colocar em um saco, ele gravou um vídeo antes de levá-la ao quartel dos bombeiros (assista acima).
“Eu estava assistindo jogo e os cachorros começaram a latir. Quando eu fui lá ver, ela estava indo para o fundo do quintal. Eles não atacaram a cobra, pois animal tem o instinto de perigo”, disse.
O caso aconteceu na tarde de sábado (24), por volta das 16h30, no Setor Jardim Mont Serrat. Segundo o frentista, ele ligou no Corpo de Bombeiros, mas foi informado de que não havia viatura no momento para recolher o animal. Como estava sozinho em casa e sabia que a esposa teria medo se visse a cobra, ele resolveu pegá-la com as próprias mãos.
“Eu não tive medo. Pelo formato da cabeça dela, eu percebi que ela não é venenosa. Como a minha esposa morre de medo, eu a peguei e levei até o quartel”, explicou.
Ao G1, o Corpo de Bombeiros informou, em nota, que as viaturas realmente estavam em ocorrência no horário que Carlos solicitou. No entanto, a corporação disse que informou que iria até a casa fazer a captura assim que finalizasse a ocorrência, mas o morador se antecipou e levou a serpente até o quartel.
Os bombeiros ressaltam que, em caso de aparecimento de animais silvestres, a orientação é que o solicitante ligue no telefone 193 e aguarde atendimento especializado para não colocar a vida do animal e dele em risco.
'Cobra-do-milho'
A médica especializada em animais exóticos Luana Rodrigues Borboleta informou que a cobra é da espécie “Corn snake”, também chamada de "cobra-do-milho", que é uma serpente norte-americana exótica no Brasil. Ainda segundo ela, não é um animal venenoso e tem venda legalizada no Brasil. O nome científico é Pantherophis guttatus.
“É uma serpente super mansa, acostumada com o manejo, fica super tranquilinha. Ela chega à média de 1,10 a 1,20 metro. A expectativa de vida é de mais ou menos 20 anos. É uma das serpentes prediletas para criação como pet”, disse.
Segundo o morador, a cobra foi resgatada sem nenhum ferimento. Após levá-la aos bombeiros, ele foi informado que a serpente seria encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O G1 ligou, às 15h09, ao Cetas, para saber se o animal foi levado para o local, mas as ligações não foram atendidas.