Aumento no efetivo faz parte da Operação Boas Compras 2021, que busca intensificar as ações de fiscalização e segurança na região da 44. Fiscalização tem início na sexta-feira (1º), e segue até 31 de dezembro.
O comandante do Goiânia Mais Segura, grupamento que cuida da região da 44, Gustavo Toledo explica que, diariamente oito agentes em quatro viaturas da GCM cuidam da segurança da região. “Com a operação, vamos mais que dobrar o efetivo cerca de 120% indo para 10 viaturas diariamente no local e o efetivo de 20 agentes”, afirma.
Criminalidade aumenta cerca de 30% nos três últimos meses do ano na 44
De acordo com o comandante, objetivo é evitar um aumento da criminalidade com o alto movimento nos últimos três meses do ano.
“Com as compras de final de ano em um só dia chega a passar 1 milhão de pessoas pela 44. Tem um aumento relativo de até 30% nos crimes de menor potencial ofensivo, que são aqueles furto e roubo”, pontua.
Efetivo atua de forma conjunta na região da 44
A fiscalização será realizada por auditores fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), com suporte de agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e apoio da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).
A gerente de fiscalização de trânsito da SMM, Mariuza Francisca disse que durante a semana em dias normais são em média cinco viaturas no local. Quando ocorre alguma eventualidade são 20 viaturas.
“Durante a operação Boas Compras serão mais seis motociclistas e 20 viaturas. Também intensificamos no período noturno com seis viaturas. Além 17 coordenadores em dias alternados”, explica.
Fluxo de pessoas na região terá aumento entre 20 e 25%, estima AER44
O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Chrystiano Câmara espera, que nesse ano a média de movimentação seja melhor que no mesmo período do ano passado.
“A expectativa da associação é de um aumento entre 20 e 25% no fluxo de público que passará pela região nestes três últimos meses do ano, quando já começa a movimentação de sacoleiras e compradores de atacado que já estão fazendo seu estoque para as vendas de fim de ano. O cenário neste ano é bem mais otimista do que do ano passado”, destaca.
O presidente vê como positivo a operação Boas Compras. “Já vem sendo feita ao longo dos anos e reúne todas as secretarias no processo. Isso deixa a região mais organizada para receber o público, que é mais de compradores”, avalia.