Segundo o informe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), atualizado ao meio-dia deste segunda-feira (4), Goiânia registrou 55 novas contaminações e 0 novos óbitos provocados pela Covid-19, doença do novo coronavírus. Hoje, a capital tem 217.331 casos confirmados e 6.621 mortes.
No estado inteiro de Goiás, somente três mortes pela Covid-19 foram contabilizadas de ontem para hoje. Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), enquanto Goiás registrava 23.566 mortes devido às complicações ocasionadas pelo coronavírus no último domingo, hoje esse número era de 23.569. Hoje, Goiás tem 868.215 casos confirmados da doença.
Queda de mortes por Covid-19 tem relação com avanço da vacinação
Tanto a SES-GO quanto especialistas da área da saúde relacionam a queda de casos e óbitos à vacinação contra a Covid-19. De acordo com o governo de Goiás, até às 14h45 de hoje, 7.542.541 doses da vacina haviam sido aplicadas no estado.
Médicos infectologistas destacam, inclusive, a necessidade da rápida aplicada da chamada “terceira dose” em idosos. “A aplicação de dose de reforço é pra diminuir não só doença, mas diminuir mortalidade. já temos alguns dados mostrando que a proteção cai ao longo do tempo. A gente vacinando antecipadamente, teria uma proteção maior”, diz o infectologista Marcel Daher, em entrevista recente ao Mais Goiás.