(Foto: Reprodução)
A justiça determinou a suspensão da ExpoMorrinhos 2021 após pedido liminar do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Previsto para ocorrer de 4 a 10 de outubro, o judiciário determinou a possibilidade de fechamento dos portões, com uso de força pública, do Parque de Exposição Agropecuária de Morrinhos até o dia 17.
Em caso de descumprimento, a decisão prevê multa diária de R$ 10 mil. Destaca-se, a ExpoMorrinhos conflita com um decreto municipal contra a pandemia da Covid-19, que vedou a realização de eventos na cidade. Vale citar, existe um texto posterior que permite eventos com até 200 pessoas, mas a exposição agropecuária excede esse número, conforme entendimento do MP-GO.
A ação foi proposta pelos promotores Guilherme Vicente de Oliveira, Jonisy Ferreira Figueiredo e Nelson Vilela Costa. Segundo os membros do MP, a flexibilização de eventos não permite ao sindicato rural do município – local que abriga a festa – realizar a ExpoMorrinhos à revelia das autoridades de saúde.
Inclusive, segundo apurado pelo MP, várias tratativas tentaram ser feitas com a presidência do sindicato, que já sabia sobre as inadequações. Com isso, foi aberto um inquérito na última sexta-feira (1o). Até mesmo a secretaria municipal de Saúde alertou sobre os riscos da festa. As informações são do Ministério Público de Goiás.