Pirenópolis tem ruas alagadas após cheia em rio e alerta para desabamentos (Foto: Foto: Reprodução)
Pirenópolis, a 122 km de Goiânia, teve ruas do centro histórico alagadas após cheia no Rio das Almas e alerta de desabamento emitido pela Defesa Civil da cidade, na tarde desta terça-feira (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o nível da água do rio subiu cerca de quatro metros em menos de 1 hora. Dois comércios também foram alagados
A enchente aconteceu por volta de meio-dia, mas, no início desta noite, o nível do rio já havia diminuído bastante. Após isso, a Defesa Civil recomendou para que os representantes de atrativos turísticos como cachoeiras, balneários e acampamentos não permitam a entrada de visitantes durante o período de chuvas intensas, em razão do riscos de “tromba d'água”.
Conforme os bombeiros, os quintais de 14 casas também foram alagados, mas a enchente não chegou a causar estragos nas proximidades da Rua do Lazer, onde fica concentrado o maior número de bares e restaurantes da cidade turística.
Em relação ao risco de desabamentos. a Defesa Civil pediu que a população fique atenta ao aparecimento de trincas ou rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, estalos em rochas e muros embarrigados, que, segundo a pasta, são indícios de que o solo está começando a se movimentar.
Há ainda a possibilidade de ocorrências como queda de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas, conforme o comunicado. A Defesa Civil considerou um “Alerta Laranja de Chuvas Intensas”, que devem acontecer até quarta-feira (12), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A prefeitura pediu para que, com o risco de alagamentos às margens dos rios e córregos que percorrem a cidade, os moradores que residem em zonas consideradas de risco devem buscar abrigo em local seguro.