A mudança foi de propósito. A ideia foi trazer à tona para milhões de telespectadores e também para os torcedores que estavam no estádio o “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo principal prevenir e reduzir os casos de suicídios no Brasil. A causa existe desde 2014 e é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
“É importante levar causas como essas para o conhecimento de todos. Às vezes, a gente acha que isso nunca acontecerá próximo da gente, mas é um problema muito sério que vem afetando o povo brasileiro. Sempre que posso, e sei que minha voz chega para muitas pessoas, busco mostrar que o futebol pode, sim, ser um meio de informação e conscientização”, afirmou Gabriel Barbosa.
No mundo, mais de 1 milhão de suicídios são registrados todos os anos, principalmente entre os mais jovens. No Brasil, mais de 13 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente. Estudos indicam que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Dentro de campo, o Flamengo bateu o Grêmio por 2 a 0 e se garantiu nas semifinais da Copa do Brasil 2021. O autor dos dois gols foi Pedro, que substituiu Gabigol durante a partida. Na próxima fase, o adversário rubro-negro será outro rubro-negro, o Athletico Paranaense.