(Foto: Vitoria TV)
ESTADO GOIAS ABRE INSCRIÇÕES PARA CASAS A CUSTO ZERO
O governador Ronaldo Caiado e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) lançam nesta sexta-feira (24) o edital de inscrições para a primeira etapa do programa Pra Ter Onde Morar - Construção, para casas a custo zero. Serão contempladas mais de 1,3 mil famílias em 30 municípios do estado. A solenidade será às 15 horas, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Numa iniciativa inédita no País, o programa de casas a custo zero foi lançado em 2021 para beneficiar famílias mais vulneráveis, com renda de até um salário mínimo, que não possuem condições de obter um financiamento imobiliário. As moradias, pagas integralmente pelo Governo de Goiás, são erguidas em terrenos regularizados e com infraestrutura doados pelas prefeituras. As famílias sorteadas passam por seleção feita pela Agehab em parceria com as prefeituras.
O novo modelo de contratação das construtoras anunciado pela Agehab no final de 2021, acelerou o programa de habitação. Agora, as construtoras interessadas em construir grandes empreendimentos em regiões metropolitanas, que buscam a modalidade Crédito Parceria na Agehab, assumem também a construção de moradias a custo zero no interior do estado. Para cada duas casas construídas em regiões metropolitanas uma precisa ser erguida no interior. A vinculação é estipulada no contrato firmado.
As famílias que se inscreverem para o programa no site da Agehab terão de se encaixar nos critérios exigidos pelo edital do programa e vão passar por um sorteio. As selecionadas precisam comprovar as informações prestadas com documentos exigidos no edital. Entre as exigências estão: morar há mais de três anos no município para o qual se inscreveu, não ser proprietário de imóvel e ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico).
Cada casa tem área construída de no mínimo 42,43m² e lote com área mínima de 200 m². Possui sala, cozinha, circulação, dois quartos, banheiro e área de serviço coberta. O investimento na primeira etapa do programa Pra Ter Onde Morar – Construção é superior a R$ 130 milhões, sendo até R$ 124 mil por unidade."
Fonte: O Popular
ROTA POLICIAL NOTÍCIAS