(Foto: Vitoria TV)
A Secretaria de Estado da Economia divulgou nesta quarta-feira (22) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados de 2022 em Goiás.
As datas para quitar o imposto começam no dia 27 de janeiro e não haverá aumento na alíquota, que permanece sem alteração desde 2015. O IPVA em Goiás pode ser pago em três parcelas ou à vista, sendo que na última deve ser quitada também a taxa de Licenciamento Anual e o Seguro DPVAT.
O boleto deve ser emitido pela internet nos sites da Secretaria da Economia ou do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Segundo o governo, o valor do imposto de veículos usados é calculado com vase no valor de mercado local, obtido por meio da Fundação de Pesquisa Econômica (FIPE). Veja abaixo como ficam as alíquotas e formas de isenções e descontos.Confira percentuais das alíqutoas:
1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga
3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos)
3,45%: veículos utilitários
3,75%: veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados
Descontos
De acordo com o governo, tem isenção do IPVA:
Veículos com mais de 15 anos de uso
Pessoas com deficiência
Ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar
Veículo novo no ano da sua aquisição, comprado em concessionária goiana
Além disso, a Secretaria da Economia explica que participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, considerando o valor de compras feiras com o CPF na nota.g1