
(Foto: Vitoria TV)
Queremos saber sua opinião
Losartana da Medley recolhida do mercado: saiba o que deve fazer quem toma o remédio para o coração
Remédio é usado para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) diz que não há problemas relatados em lotes atualmente vendidos por outras marcas.
Por Roberto Peixoto, g1
11/03/2022 05h02 Atualizado há 4 horas
Apresentações da Losartana Potássica produzida pela Sanofi Medley. — Foto: Arquivo
Apresentações da Losartana Potássica produzida pela Sanofi Medley. — Foto: Arquivo
A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana do mercado. A ação foi determinada após serem encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.
A interrupção do tratamento com losartana, usada em casos de pressão alta e insuficiência cardíaca, pode trazer riscos para a saúde, conforme alertou inclusive a farmacêutica. O g1 ouviu especialistas para entender quais são esses riscos e o que os pacientes que fazem o uso da droga precisam saber agora. Abaixo, entenda os seguintes pontos:
O que é a losartana e para que ela é usada?
Por que a Medley está recolhendo os remédios?
O que a interrupção do tratamento ocasiona?
Pacientes precisam interromper o tratamento? Existem outras opções no mercado?
1) O que é a losartana e para que ela é usada?
A losartana é uma medicação anti-hipertensiva, ela tem como intuito baixar a pressão do paciente. Ela é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca (condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear sangue adequadamente).
"Esses são remédios utilizados há décadas. São remédios importantes que além de oferecerem um adequado controle da pressão, são medicamentos extremamente seguros e que trazem proteção cardiovascular", ressalta João Fernando Monteiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O recolhimento engloba todos os lotes dos produtos da Sanofi/Medley:
losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
losartana potássica 50 mg e 100 mg
O que são as impurezas?
Segundo a Anvisa, as impurezas, chamadas de nitrosaminas, foram detectadas pela primeira vez em 2018, em um alerta global que envolveu agências reguladoras de todo o mundo.
Ainda de acordo com a Anvisa, em níveis normais, esses compostos, comumente encontrados na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais, são seguros e trazem um risco baixo à saúde da população.
"Acima de níveis aceitáveis e por longo período, a exposição às nitrosaminas podem aumentar o risco da ocorrência de câncer", diz a agência. G1